simulação

VÍDEO: Aeroporto é palco de treinamento de resgate para acidentes aéreos

Joyce Noronha


Fotos: Gabriel Haesbaert (Diário)
Simulação ocorreu na pista do Aeroporto de Santa Maria, na manhã desta 

O Aeroporto de Santa Maria foi cenário de uma simulação de acidente aéreo, na manhã desta quarta-feira, com participação de efetivo da Ala-4 (denominação da Base Área de Santa Maria - Basm), Brigada Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e prefeitura. Esta foi a primeira vez que um terminal aéreo de interior realiza a atividade no sul do país, segundo o Executivo municipal. O exercício, que ocorre com outras etapas nesta quinta-feira, atende requisitos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para que o terminal possa manter-se regularizado. 

Alunas da UFSM criam vaquinha para apresentar trabalhos no Rio de Janeiro

Hoje, a simulação foi da queda de um avião e do resgate às vítimas, que foram interpretados por funcionários da prefeitura. O chefe da Casa Civil, Guilherme Cortez, explica que todo o exercício foi montado etapa à etapa, desde da parte de resgate até a comunicação da prefeitura com a imprensa _ e um comunicado oficial foi emulado também. Tudo para cumprir exigências legais solicitadas pela Anac.  


Do acidente falso, o gerente de operações Aéreas, Aleques Martins, conta que foi planejado para que 21 pessoas fossem resgatadas, contando com 19 passageiros e duas pessoas da tripulação da aeronave. Ele diz que tudo foi organizado para acionar o plano de emergência do Aeroporto de Santa Maria e complementa que o transporte das vítimas aos hospitais faz parte da simulação para se ter ideia real de quanto tempo é necessário para chegar em cada unidade hospitalar da cidade.

Servidores precisam fazer recadastramento para não ter bloqueio no pagamento

Na atividade de hoje, 234 pessoas participaram da atividade, entre socorristas, bombeiros, intérpretes de vítimas, agentes da guarda municipal e outros. De acordo com a prefeitura, a responsabilidade de resgate para acidentes aéreos dentro de um raio de aproximadamente 13 quilômetros do aeroporto do Serviço Contra Incêndio (Sescinc) de cada aeródromo. Fora desta área, a responsabilidade é do Corpo de Bombeiros, Samu e outras unidades de resgate da cidade, mas o Executivo municipal diz que dará todo o suporte necessário.

Nesta quinta-feira, o terminal passa pelas simulações de sequestro de aeronave e ameaça da bomba, com auxílio da Polícia Federal.

O PLANO DE EMERGÊNCIA
O socorro precisa seguir uma lista de ações:  

  • Chamada das unidades de resgate
  • Prestar o socorro a todas as vítimas
  • Contatar a companhia aérea para verificar lista de passageiros
  • Atendimento às famílias das vítimas
  • Atendimento à imprensa

A EXPERIÊNCIA
Entre os intérpretes de vítimas estava Marcelo Dalla Corte, 43 anos, que simulou a perda do braço direito com uma amarração do antebraço. Além disso, "os acidentados" receberam pinturas para imitar sangue, fuligem e queimaduras. 

Dalla Corte diz que a orientação foi para que as "vítimas" fossem o mais realistas possível e agissem de modo que atrapalhasse o trabalho dos socorristas.

- Disseram que as pessoas entram choque e acabam fazendo coisas que atrapalham. Nos falaram que algumas pessoas vão ser levadas ao hospital, não sei se vou ser uma delas - comentou com a reportagem antes da simulação começar. E, ele foi mesmo um dos transportados, o único que saiu do aeroporto de helicóptero.







Já Charlene Souto Boeira, 34 anos, recebeu como condição crise histérica, e foi orientada a como agir durante o resgate. Ela criou um personagem que até ganhou uma filha, uma boneca que também era simulação de vítima infantil.

- Esta é a Antônia, ela tem 7 meses - contou, mostrando que os sintomas da boneca após o acidente eram de alta pressão cardíaca e sinais vitais estáveis.

201 vagas de empregos e estágios para a quarta-feira

Charlene e "Antônia" não foram levadas para o hospital de imediato, pois não se enquadravam como pacientes de alto risco.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

BR-158 terá novo bloqueio nesta quinta Anterior

BR-158 terá novo bloqueio nesta quinta

Quina acumula e pode pagar R$ 2 milhões nesta quarta Próximo

Quina acumula e pode pagar R$ 2 milhões nesta quarta

Geral